População do Huambo interessada nos serviços de Provedoria

Provedor de Justiça, Paulo Tjipilica (Foto: Pedro Parente)

Os habitantes da província do Huambo estão interessados em conhecer melhor o funcionamento dos serviços da Provedoria de Justiça e sua utilidade na defesa dos direitos do cidadão, disse hoje, em Luanda, o titular do órgão, Paulo Tjiplica.

Em declarações no aeroporto de Luanda, momentos apôs o seu regresso do Huambo, onde efectuou uma visita de trabalho de dois dias, Paulo Tjipilica disse que o balanço é positivo, já que teve a oportunidade de fazer uma exposição da função do provedor, bem como esclarecer outras questões ligadas ao exercício da cidadania.

No Huambo, orientou uma palestra sobre o papel da Provedoria de Justiça, dirigida a membros do governo, magistrados, autoridades tradicionais e estudantes universitários, que mostraram o seu interesse com “perguntas incisivas e curiosas” sobre as funções da Provedoria de Justiça e a sua utilidade na defesa dos direitos do cidadão, entre outras questões.

Acompanhado dos magistrados provinciais, visitou também “os serviços prisionais, onde pudemos dialogar com os nossos compatriotas que se encontram em prisão preventiva e outros já a cumprir pena, para verificarmos as condições de habitabilidade e de saúde e pudermos ouvir as suas reclamações e inquietações, algumas das quais faremos chegar aos ministros da Justiça e do Interior”.

Paulo Tjipilica considerou importantes estas deslocações pelo país, pois visam aproximar os serviços deste órgão aos cidadãos nas cidades, comunas, ombalas e aldeias. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA