OTAN ajuda Líbia a construir sectores de defesa e de segurança

(Arquivo) Fayez al-Sarraj Primeiro Ministro da Libia (Foto: The Herald)

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ajudará a Líbia a construir os sectores da defesa e instituições de segurança, a fim de aumentar a sua capacidade de reabilitação institucional, anunciou quinta-feira o gabinete de imprensa do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional na Líbia.

O anúncio segue-se a uma conversa telefónica ocorrida no mesmo dia entre o presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional na Líbia, Fayez al-Sarraj, e o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, com quem discutiu sobre a criação de mecanismos de coordenação da cooperação entre as instituições de segurança das duas partes.

As duas personalidades passaram em revista muitos domínios e programas de apoio e assistência técnica que a Aliança Europeia se comprometeu a fornecer a 28 países durante uma reunião ministerial ocorrida em Fevereiro último.

De acordo com a fonte, Fayez al-Sarraj disse a Jens Stoltenberg esperar que esta aliança contribua para a estabilidade e segurança na Líbia.

Por sua vez, Stoltenberg anunciou que a aliança iniciará, quanto antes, o trabalho comum com os Líbios e seus peritos.

O gabinete de imprensa líbia frisou que esta coordenação e cooperação conjunta entra na perspectiva duma futura reunião sobre um aspecto técnico entre as duas partes, antes duma cimeira dos dirigentes europeus a realizar-se em maio próximo em Bruxelas, na Bélgica. (PANA)

DEIXE UMA RESPOSTA