O que impede Trump de melhorar relações com Moscovo?

© AP Photo/

Presidente dos EUA, Donald Trump, tem vontade de construir boas relações com a Rússia, mas, pelos vistos, é sua própria equipa quem cria obstáculos ao presidente norte-americano, escreve The Washington Post.

O WP lembra que, durante toda sua campanha eleitoral, Trump sempre declarou a necessidade de regularizar as relações entre os dois países. Ele não mudou de ideia depois da tomada de posse. Ainda na semana passada ele escreveu no seu Twitter que “no momento necessário, a Rússia e os EUA farão pazes e haverá paz”.

Ao mesmo tempo, uma série de pessoas influentes da administração, inclusive conselheiros em assuntos de segurança nacional, criticam as autoridades russas utilizando “expressões duras”. Em particular, o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, acusou Moscovo de “incapacidade de cumprir” os acordos sobre armas químicas na Síria e Herbert McMaster, assessor do presidente para segurança nacional, declarou que chegou a hora das “discussões duras” com a Rússia.

Trump se encontra em isolamento dentro de sua própria equipa, frisa o jornal. Como ele não proíbe tal retórica na sua equipe, a recuperação das relações se está tornando a cada dia menos provável.

Mais cedo, o chanceler russo Sergei Lavrov havia declarado que Moscovo está pronta para regular as relações com Washington. Segundo ele, as autoridades russas se vão orientar não pelo que dizem os assessores do presidente, mas sim pelas declarações do próprio Trump. (Sputnik)

DEIXE UMA RESPOSTA