Huíla: Idosos do Lubango terão novo lar

Idosos do lar da 3ª idade do Lubango (Foto: Morais Silva)

O governo provincial da Huíla prevê, para este ano, investir 21 milhões, 229 mil e 966 Kwanzas, na construção e apetrechamento de um novo lar da terceira, na cidade do Lubango, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP).

Os dados vêm expressos num relatório do governo provincial chegado à Angop, no Lubango, que sem revelar a data para o começo das obras, assim como a capacidade do mesmo, indica que este vem substituir o anterior situado no bairro do Tchioco, com mais de 30 anos de existência.

Indicou que o novo lar terá, para além dos dormitórios, refeitórios, salas de recreação e lazer, sistema de abastecimento de água, uma área para actividade agrícola e um centro para atendimento médico.

Reforçou, que a ideia, enquadra-se no âmbito da estratégia do Governo para colmatar as dificuldades existentes nesse domínio, uma vez que na sede capital da província existe um com a capacidade de internar 62 idosos.

A ideia, lê-se no documento, surge da necessidade de se trabalhar na perspectiva de melhorar as condições de vida dos idosos e conferir maior dignidade a estes, na sua maioria abandonados pelos seus parentes.

Actualmente a cidade do Lubango conta com um lar, situado no bairro do Tchioco, onde estão internados 60 idosos.

A direcção provincial da Assistência e Reinserção Social controla 21 mil e 225 idosos, dos quais dois mil e 790 vivem sob dependência desta instituição, que lhes presta assistência através dos centros de apoio e dos lares de terceira idade nos municípios do Lubango, Jamba, Matala e Quipungo. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA