Diplomata russo: é cedo demais para falar da nossa atitude quanto à administração Trump

© AP Photo/ Virginia Mayo

O representante permanente da Rússia na União Europeia, Vladimir Chizhov, disse ser cedo para falar da posição da Rússia em relação à nova administração norte-americana, pois a opinião sobre muitas questões internacionais não está completamente formada.

“É uma questão interessante no que diz respeito às mudanças na abordagem de vários assuntos da política externa pelo presidente dos EUA. Acho que a posição da nova administração se formará completamente em semanas ou meses, por isso é cedo demais para dar comentários”, respondeu o diplomata à pergunta da apresentadora do programa BBC HARDtalk sobre a posição oficial da Rússia em relação ao novo presidente dos EUA, Donald Trump.

Moscovo reforçou inúmeras vezes estar pronta para cooperar com qualquer presidente dos EUA, que seja escolhido pelo povo americano. Segundo disse recentemente o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, Moscovo levará em consideração a afirmação de Donald Trump sobre seu desejo de melhorar as relações com a Rússia, Moscovo está pronta para isso.

Além disso, Vladimir Chizhov comentou para o programa BBC HARDtalk sua posição quanto às acusações de Angela Merkel, pedindo para que a chanceler alemã apresente provas que Moscovo esteja distribuindo na Alemanha qualquer tipo de informação que possa influenciar nas eleições, que serão realizadas no dia 24 de Setembro.

“Eu respeito a opinião dela… Mas ela teria provas objectivas, e, caso possua, poderia apresentá-las”, disse o diplomata.

Anteriormente, o Facebook afirmou que iria tomar medidas para impedir a divulgação de notícias falsas na Alemanha na véspera das eleições parlamentares. A rede social planeia simplificar para ou usuários o processo de notificação sobre mensagens falsas.

A Rússia foi repetidamente acusada de tentar intervir nas eleições em países europeus. Moscovo nega estas declarações, referindo-se a elas como infundadas. (Sputnik)

DEIXE UMA RESPOSTA