Novos embaixadores consideram Angola parceiro importante

(Arquivo) Presidente da República, José Eduardo dos Santos (Foto: Pedro Parente)

Os oito novos embaixadores acreditados pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foram unânimes em reconhecer a República de Angola como parceiro “bastante importante” na região, deu a conhecer em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti.

O governante falava à imprensa após ter testemunhado as cerimónias separadas de entrega das cartas credenciais dos embaixadores da Grécia, Georgios Veis, Finlândia, Anne Kristlina Salorante, Lituânia, Sigguete Jakstonyte, e da Nova Zelândia, Michael Gerrard Burrell, decorridas hoje, sexta-feira, no Palácio Presidencial.

De igual modo quinta-feira, o Presidente José Eduardo dos Santos recebeu as cartas credenciais dos chefes das missões diplomáticas da Zâmbia, Lawrence Chama Chalungumana, do Japão, Hironori Sawada, da Hungria, Zsolt Maris, e da República Checa, Michal Kral.

Georges Chikoti disse que os embaixadores ora acreditados reconhecem igualmente o papel que o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, desempenha para a estabilidade e segurança da região (Austral e Central) e do continente africano em geral.

Na mesma senda (reconhecimento) o ministro informou ainda que os mesmos valorizaram o “grande papel” que a República de Angola “jogou” no Conselho de Segurança da ONU em coordenação com outros países.

“Tudo isso nos anima, pois são países com os quais vamos continuar a cooperar nos próximos tempos”, salientou o governante, que admitiu a possibilidade de efectuar visitas a alguns destes, como a Nova Zelândia, com vista o reforço das relações de amizade e cooperação. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA