Ler Agora:
Jornal turco faz fotomontagem de Merkel como Hitler
Artigo completo 2 minutos de leitura

Jornal turco faz fotomontagem de Merkel como Hitler

Um jornal pró-governo turco publicou nesta sexta-feira, na primeira página, uma fotomontagem da chanceler alemã, Angela Merkel, transformada em Hitler, com um pequeno bigode e vestida com o uniforme nazista, em plena crise entre Turquia e Alemanha.

“Um Hitler feminina” intitula o jornal, que reproduz a cruz suástica com a hastag #FrauHitler e também com uma menção à “tia feia”, tudo isso ocupando três quartos da primeira página do jornal.

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan acusou a Alemanha e a Holanda de “práticas nazistas”, depois que os dois países proibiram a realização em seus respectivos territórios de comícios a favor de um referendo sobre a extensão de poderes de Erdogan.

“Acolhendo organizações terroristas (…), a Alemanha coloca toda a Europa contra a Turquia”, afirma o subtítulo da matéria, repercutindo as acusações do poder turco que reprovam Berlim pelo fato de receber separatistas curdos e golpistas envolvidos na tentativa de golpe de Estado fracassada de 15 de Julho.

A chanceler alemã reagiu a essas acusações e pediu que a Turquia “mantenha o sangue frio”.

O porta-voz da chancelaria, Steffen Seibert, afirmou que “as comparações com o nazismo são absurdas e estão fora de lugar porque minimizam os crimes contra a humanidade do nacional-socialismo”.

Em seu site, o Gunes postou outra montagem da chanceler alemã com um bigode estilo Hitler e fazendo a saudação nazista sob o título: “Não há diferença com Hitler”.

A Turquia condenou a capa do jornal alemão Bild, que desafiou Erdogan “falando a verdade em sua cara”, ao proclamá-lo persona non grata na Alemanha e denunciando sua “loucura pelo poder”.

“Este artigo é produto de uma mentalidade alimentada pelo racismo e a xenofobia”, afirmou, em um comunicado, o ministério turco das Relações Exteriores. (AFP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »