Hospital dos Cajueiros atende mais de 180 adolescentes em pequenas cirurgias

(R.D)

Aproximadamente 200 adolescentes, com idades compreendidas entre os nove aos 14 anos, foram atendidos na área de pequenas cirurgias, durante as últimas 72 horas, no hospital geral dos Cajueiros, no município do Cazenga, em Luanda.

O supervisor em serviço na unidade hospitalar, Sérgio António, em declarações à Angop, quando fazia o balanço das ocorrências de sexta-feira, sábado e domingo, disse que foram atendidas 773 pessoas e grande parte dos casos registados foram agressões físicas que envolveram crianças,

Sérgio António disse ainda que o hospital recebeu também adolescentes que foram feridos com armas branca em discotecas, acabando alguns por chegar no Banco de Urgência em estado grave.

Nas últimas 72 horas, disse, foram atendidos 773 pacientes, sendo 219 observados na pediatria, 173 na maternidade, 205 na consulta de medicina, cirurgia 176, internamentos 95 e realizados 77 partos.

Destacou as ocorrências na área de cirurgias onde 176 pacientes foram atendidos, 92 casos de ferimentos de agressões físicas, 57 por acidentes de viação, oito por incidentes domésticos e 19 acidentes de trabalho.

Referiu que foram registados dois casos de ferimento causados por de arma de fogo.

Sérgio António considerou o “final de semana sangrento”, porque 12 casos graves de traumatismos tiveram de ser transferidos para os hospitais Américo Boa vida e Josina Machel.

O Hospital dos Cajueiros é uma unidade sanitária de referência do II nível, tem capacidade de internamento de 230 camas, é dotado de áreas de medicina, pediatria, banco de urgência, cirurgia, ortopedia, RX, hemoterapia, bloco operatório, farmácia, consultas externas, obstetrícia, ecografia e estomatologia. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA