Fórum de combatentes do Cuíto Cuanavale homenageia General “ Ngueto”

(FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS)

O Fórum dos Combatentes da Batalha do Cuíto Cuanavale (FOCOBACC) homenageou esta segunda-feira em Luanda, o tenente general João Domingos Baptista Cordeiro ”Ngueto”, falecido a 2 de Junho de 2002, na província do Cuanza-norte por acidente de aviação.

O acto de homenagem ocorreu no cemitério do Alto das Cruzes onde repousam os seus restos mortais e enquadra-se no âmbito da abertura da jornada que visa celebrar o dia 23 de Março, data que ,marcou a derrota das forças do antigo regime do apartheid sul-africano, dos heróis tombados na histórica batalha do Cuito Cunavale, que na altura invadiam Angola a partir da região sul, na qual o malogrado fazia parte na altura.

Acto semelhante ocorreu no cemitério da Santana em homenagem ao soldado desconhecido .

Para o secretário geral do Fórum, Júlio de Carvalho Luxaze, o acto visou igualmente enaltecer o general Ngueto pelos seus feitos que não foi ao Cuito Cuanavale “ buscar loiros”, mas cumprir orientações do Comandante em Chefe , para se aniquilar o apartheid que reinava na África do Sul.

Disse que esforços estão a ser feitos para que a data seja aceite pela SADC, pois como frisou a acção foi desenvolvida no território angolano e teve uma grande repercussão ,que culminou com a Libertação da Namíbia, da África do Sul, e sobretudo do seu líder Nelson Mandela.

“ Esperamos que a data seja aceite pela SADC, pois devemos fazer tudo para perpetuar que o dia 23 de Março seja recordado pelas gerações vindouras, pois fica marcado nos corações dos namibianos, cubanos e dos sul africanos “, frisou.

A derrota das então forças militares sul-africanas, no dia 23 de Março, obrigou ao regime do apartheid a promover conversações quadripartidas, que levou a assinatura do acordo de Nova Iorque (EUA) e, consequentemente, a independência da Namíbia e a democratização da África do Sul, com o fim do regime do Apartheid.

Presenciaram o acto, familiares do malogrado general Ngueto e membros do FOCOBACC. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA