Cuanza Norte: Fogueira do Combatente homenageia Heroínas Angolanas

(Angop)

Uma fogueira do Combatente, em homenagem às heroínas angolanas, enquadrada no programa comemorativo Março Mulher, realizou-se na noite deste sábado (18), em Ndalatando, Província do Cuanza Norte, sob a égide da Organização da Mulher Angolana (OMA).

Decorrida no pátio do Secretariado Provincial daquela organização feminina, a actividade constou, entre outros atractivos, da entoação de canções patrióticas, declamação de poemas, bem como exibições humorísticas por parte de militantes da OMA.

Em declarações à imprensa, a Secretária Provincial Adjunta da OMA, Maria de Assunção Pacavira, exaltou a participação da mulher angolana nas várias etapas de luta dos angolanos, tendo apontado o exemplo de heroísmo de Deolinda Rodrigues, Irene Cohen, Lucrécia Paim, Engrácia dos Santos e Teresa Afonso, tombadas pela independência nacional.

Salientou que graças a essa luta a mulher angolana ocupa hoje lugares de relevância na sociedade, como deputada, ministra, governadora, entre outros cargos, para além do exercício de profissões como a medicina, a docência e a engenharia, dando o seu contributo ao desenvolvimento do país.

A responsável lembrou que anteriormente as mulheres só estavam sujeitas a exercer trabalhos do campo e tarefas domésticas, “mas este quadro vem mudando graças à luta para a promoção dos seus próprios direitos”, sublinhou.

Apontou como uma das tarefas que ocupam, actualmente, as atenções da OMA no Cuanza Norte a mobilização dos cidadãos maiores de 18 anos em relação ao registo eleitoral, com vista a poderem votar nas eleições gerais deste ano.

A jornada comemorativa do mês da Mulher foi aberta a 25 de Fevereiro, sendo preenchida por actividades como palestras sob diferentes temas, uma campanha de doação de sangue ao Hospital Provincial do Cuanza Norte, visitas domiciliares a ex-guerrilheiras e a doentes em hospitais, campanhas de limpeza, e actividade turísticas, entre outras. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA