Cristãos exortados ao registo eleitoral

Governador da província de Luanda, Higino Carneiro (Arquivo) (Foto: José Cola)

O governador da província de Luanda, Higino Carneiro, apelou ontem aos cidadãos ligados às igrejas e plataformas ecuménicas, a efectuarem o seu registo eleitoral, numa altura em que faltam poucos dias para o fim do processo.

Ao pronunciar-se num encontro que o Governo da província de Luanda teve com líderes de igrejas reconhecidas pelo Estado, Higino Carneiro lembrou que faltam apenas 13 dias para o fim do processo de registo eleitoral. “Quem ainda não cumpriu com o seu dever, que o faça, sem mais esperar”, exortou governador, que pediu às igrejas a continuarem o trabalho de sensibilização dos seus fiéis.
Além da situação do registo eleitoral na província de Luanda, durante o encontro também foram abordadas questões que têm a ver com o fornecimento de energia eléctrica, água, saúde, sinistralidade rodoviária e instalação das passagens aéreas para peões. Os líderes religiosos foram informados sobre os constantes cortes de energia eléctrica que têm a ver com o enchimento da albufeira da Barragem de Laúca, que impede o bom curso da água para Cambambe, o que limita a produção da energia para Luanda.
Como porta-voz do encontro, o director provincial da Cultura, Manuel Sebastião, disse que a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) pede a compreensão dos cidadãos, pois, possivelmente, só em finais de Abril ou princípio de Maio é que o fornecimento de energia volta à normalidade.
O Governo Provincial de Luanda chamou ainda a atenção, pelo facto de muitos cidadãos não fazerem o uso das passagens aéreas, o que tem contribuído para os acidentes por atropelamento. Neste âmbito, as igrejas foram sensibilizadas a passarem a mensagem aos féis para a necessidade do uso das pedonais, para evitar mais acidentes.
Tratou-se do segundo encontro que o governador Higino Carneiro realiza com os líderes das igrejas e plataformas ecuménicas. Tais encontros têm como objectivo dar informações sobre os programas e realizações do Governo Provincial, suas preocupações e, no âmbito da parceria com as igrejas, buscar contribuições para a resolução ou minimização dos problemas que afectam os munícipes. A líder da igreja Teosófica Espírita, Suzete João, disse que o encontro foi oportuno, pois foram informados sobre a situação da província de Luanda, principalmente, sobre as inquietações dos munícipes que têm a ver com a energia eléctrica, iluminação, água e outros.
“Os munícipes estão inquietos com o fornecimento de energia eléctrica. A iniciativa foi boa e mostra a importância que as igrejas representam para uma sociedade”, reconheceu Suzete João, que garantiu passar a mensagem e continuar a dar a sua contribuição ali onde for preciso.
Foi decidido que o culto ecuménico de acção de graças em alusão ao 4 de Abril, Dia da Paz e Reconciliação Nacional, acontece no mesmo dia no campo multiuso do Kilamba. (Jornal de Angola)

por Nilza Massango

DEIXE UMA RESPOSTA