Ler Agora:
Cabo Verde: Subida considerável nos preços de combustíveis no país
Artigo completo 2 minutos de leitura

Cabo Verde: Subida considerável nos preços de combustíveis no país

Os preços de combustíveis estão, a partir desta quarta-feira, substancialmente mais caros em Cabo Verde. Conforme a nova tabela de preços que a Agência da Regulação Economia (ARE) acaba de aprovar – deve vigorar até 7 de Abril próximo – regista-se uma subida generalizada dos derivados do petróleo, com um aumento nos preços a oscilar entre 7 e cerca de 14 por cento.

Segundo o comunicado a ARE, os preços de gasóleo normal e da gasolina aumentaram 7,39%, os de gasóleo electricidade subiram 8,89 % e os custos de gasóleo marinha aumentaram 9,26%. Já os do fuel 380 e do fuel 180 dispararam para 13,90 e 12,07 % respectivamente – foi aqui que se verificou a maior subida.

Diz a mesma fonte que o gás butano registou um aumento de preço na ordem dos 7,85%, enquanto o petróleo sofreu uma subida de 8,40%. Os preços por litro ou quilo dos combatíveis referidos se encontram já fixados nas gasolineiras. Conforme a reguladora, os novos valores dos parâmetros CP (custo da aquisição do produto) e os correspondentes preços máximos de venda ao consumidor final dos combustíveis regulados devem vigorar a partir desta quarta-feira e até 7 de Abril próximo.

A Agência de Regulação Económica faz questão de informar que, conforme os dados no «Platts European Market e LPGasWire», os preços de todos os combustíveis no mercado internacional, cotados em US$/ton, aumentaram de forma generalizada durante os meses de Dezembro de 2016 e Janeiro de 2017. Daí, segundo ela, as actuais subidas registadas nos custos dos mesmos produtos no mercado cabo-verdiano (Ver nova tabela de preços anexos). (Asemana)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »