Partidos moçambicanos reafirmam compromisso com a paz

Parlamento moçambicano DR

Hoje o arranque da quinta sessão ordinária da oitava legislatura da Assembleia da República foi marcado pelos apelos à paz vindos de todos os quadrantes políticos numa altura em que ainda não se vislumbra uma saída definitiva de crise.

A Renamo através da sua chefe de bancada parlamentar Ivone Soares defendeu a paz efectiva para Moçambique à semelhança da chefe da bancada da Frelimo, o partido no poder, Margarida Talapa bem como do responsável da bancada do terceiro partido político do país, o MDM, Lutero Simango.

A sessão do parlamento moçambicano prolonga-se até 11 de Maio e vai ser marcada pelo debate sobre o processo de descentralização.
A paz, diálogo político e a violência doméstica foram os temas que dominaram os discursos da sessão que abriu hoje. Mais pormenores com Orfeu Lisboa.

Refira-se que paralelamente às declarações políticas, no terreno a tensão continua patente. Um líder comunitário foi alvejado e a esposa morreu crivada de balas na sua residência em Inhambane, no sul de Moçambique. A polícia diz estar a trabalhar no caso mas, pelo modus operandi, atribui desde já o acto aos guerrilheiros da Renamo. (RFI)

DEIXE UMA RESPOSTA