Forças iraquianas assumem o controle de ponte chave em Mossul

Iraquianos tentam fugir de Mossul no dia 26 de Fevereiro (AFP)

As forças iraquianas chegaram nesta segunda-feira a uma ponte sobre o rio Tigre em Mossul, nono dia da ofensiva para recuperar a zona oeste da segunda maior cidade do grupo Estado Islâmico (EI), anunciou o exército.

As tropas “controlam o acesso ao oeste da ponte”, situada no sul de Mossul e que foi parcialmente destruído por bombardeamentos, afirmou à AFP o general Yahya Rasool, porta-voz do comando militar.

“Isto significa que a ponte está sob nosso controle dos dois lados”, completou.

As forças iraquianas conquistaram no fim de Janeiro a parte leste de Mossul, três meses depois do início de uma ampla ofensiva para reconquistar o último reduto do EI no Iraque.

Esta “quarta ponte”, como é chamada, é a mais meridional das cinco que atravessam o rio Tigre em sua passagem pela cidade. As pontes foram todas atingidas por ataques e são praticamente inutilizáveis.

“As unidades de engenharia poderão habilitar uma ponte para que possamos atravessar com material e munições” afirmou no domingo o coronel Falah al-Wabdan, das Forças de Intervenção Rápida do ministério do Interior. (AFP)

DEIXE UMA RESPOSTA