Dossier líbio entre prioridades de novo Secretário-Geral da ONU

(Arquivo) António Guterres, secretário-geral da ONU (Foto: DON EMMERT)

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Gueterres, afirmou segunda-feira que o dossier líbio figura entre as suas prioridades e que é necessário cooperar para apoiar a estabilidade e a soberania duma Líbia gerida por vontade unificada e sem intervenção estrangeira.

Guterres falava durante um encontro com o Presidente do Conselho Presidencial da Líbia, em Genebra, na Suíça, à margem da 34 sessão do Conselho da Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

Ele exprimiu a sua vontade de trabalhar activamente para ajudar a Líbia na busca, através dos dispositivos mais eficazes dos diversos mecanismos das Nações Unidas, duma solução para a crise na Líbia.

Por seu turno, o Presidente do Conselho Presidencial do Governo de Reconciliação Nacional líbio, Fayez al-Sarraj, formulou a esperança de que o Secretário-Geral das Nações Unidas trabalhe para transformar as funções da missão da ONU na próxima fase numa missão “para apoiar a estabilidade” e ter uma presença real no interior da Líbia e não no exterior. (PANA)

DEIXE UMA RESPOSTA