Cunene: Administrador da Cahama preocupado com roubo de gado

Lopo Junior - Administrador Municipal da Cahama (Foto: José Cachiva)

O roubo de gado bovino e caprino ainda constitui preocupação no município do Cahama, Cunene, fruto do crescente número de casos de roubo desses animais, disse hoje, sexta-feira, o administrador municipal, Lopo Júnior.

Ao falar sobre o fenómeno do roubo de gado no município, o responsável referiu que o gado representa a riqueza e prestígio da comunidade local, daí ser necessário o reforço das acções ao combate a essa prática.

Lopo Júnior frisou que o roubo de gado bovino e caprino de forma regular tem sido preocupante, sendo que os criadores tradicionais têm o gado como meio de sustentação.

Sem avançar número de casos, o administrador do município da Cahama disse que administração e a Policia local têm vindo a colaborar no intercâmbio de informação, o que tem facilitado o combate ao roubo de gado.

O responsável pediu a colaboração da população na denúncia de movimentação suspeita de animais às autoridades, de maneira a serem frustradas as pretensões de roubo de gado bovino e caprino.

Como uma das medidas, a administração municipal da Cahama tem realizado feiras regulares onde as pessoas interessadas em comprar animais (bovinos e caprinos), o podem fazer em local devidamente autorizado, controlado e fiscalizado, sublinhou.

O município da Cahama, 193 quilómetros a norte da cidade de Ondjiva, capital do Cunene, tem uma população estimada em mais de 70 mil 61 habitantes. Tem como sede vila da Cahama e conta com duas comunas. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA