Bié: Escola do Ensino Especial matricula 341 alunos no Cuito

Alunos na sala de aulas (ANGOP/Arquivo)

Trezentos e quarenta e um alunos portadores de deficiências estão matriculados neste ano lectivo na escola de ensino especial, na cidade do Cuíto, província do Bié.

Em declarações à Angop quarta-feira, no Cuito, a sub-directora pedagógica da instituição de ensino especial, Ana Paula, disse que para o ensino primário dos 217 alunos controlados, dez alunos apresentam problemas visuais, 35 auditivas, 172 alunos com atraso mental.

Já para o primeiro ciclo do ensino secundário, dos 124 alunos matriculados, quadro tem problemas visuais, 49 auditivas e 71 alunos com atrasos mentais.

Acrescentou que a escola do ensino especial no Cuito tem cinco salas de aulas e 13 docentes.

A responsável disse os alunos depois de frequentarem a primeira a 9ª classe pode-se já ser inserir-se outras as instituições de ensino normal, no intuito de familiarizarem com pessoas de diversos extractos da sociedade.

Apelou, no entanto, os pais e encarregados de educação no sentido de prestarem uma atenção especial nos filhos, no sentido de detectar o mais breve possível quaisquer perturbações (visual ou mental) de modo a merecer cuidados especializados e assegurar o desenvolvimento sadio da criança. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA