Banco Europeu investe $ 13 milhões no sector energético em São Tomé

Banco Europeu de Investimento (BEI) DR

O Governo são-tomense e o Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram um acordo de investimento no valor de 13 milhões de dólares americanos, visando a recuperação do sector energético do arquipélago, soube-se sexta-feira de fonte oficial em São Tomé.

Com esta entrada do (BEI), os investimentos no sector energético em São Tomé e Príncipe totalizam 29 milhões de dólares americanos depois de um financiamento anterior do Banco Mundial (BM) de cerca de 16 milhões de dólares americanos.

Estes investimentos permitirão à hidroeléctrica de Contador, localizada na zona norte de São Tomé, duplicar a sua produção de 2 megawtts para 4 megawatts, segundo a mesma fonte.

As turbinas e a câmara de carga de água são um dos principais pontos de intervenção, na única central de fonte de energia renovável de São Tomé e Príncipe.

Porém, alguns consultores consideram que o aumento da capacidade produtiva da Contador, no prazo de dois anos, permitirá ao país diminuir gastos com combustíveis fósseis, o que até agora tem sido extremamente oneroso para os cofres do Estado do arquipélago.

As ilhas de São Tomé e Príncipe têm 50 cursos de água, mas a sua população depende da energia produzida a partir de combustíveis fósseis, em três centrais térmicas. (PANA)

DEIXE UMA RESPOSTA