Angola e Egipto avaliam cooperação bilateral

Georges Chikoti, Ministro das Relações Exteriores (Foto: Joaquina Bento)

O estado das relações entre Angola e o Egipto esteve este sábado, na cidade de Cairo, no centro de um encontro entre os chefes de diplomacia angolano, Georges Chikoti, e egípcio, Sameh Shoukri.

O ministro Chikoti chegou no mesmo dia à capital do Egipto para participar, na próxima segunda-feira, num encontro organizado pelas autoridades locais, dedicado à Região dos Grandes Lagos.

Segundo uma nota dos Serviços de Imprensa da Embaixada de Angola no Egipto, os dois interlocutores abordaram ainda a situação no Médio-Oriente, o fenómeno do terrorismo internacional e a concertação de posições sobre a actual situação na Região dos Grandes Lagos.

Durante o encontro, os dois ministros das discutiram ainda os detalhes dos preparativos da primeira visita oficial do chefe da diplomacia egípcia Angola agendada para os próximos meses.

O ministro Georges Chikoti é igualmente presidente do Comité Interministerial da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Embora não membro do CIRGL, o Egipto acolhe a reunião pelo facto de ser um acompanhante muito atento à situação prevalecente naquele espaço regional.

O Workshop de segunda-feira é subordinado ao tema “Rumo a Uma Resposta Colectiva mais Eficaz às Ameaças de Paz e Segurança nesta Região” .

São membros da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, Angola, Burundi, a República Centro Africana, a República do Congo, a República Democrática do Congo, o Quénia, o Rwanda, o Sudão do Sul, o Sudão, a Tanzânia, o Uganda e a Zâmbia. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA