Acto central do dia da Mulher Angolana será em Cabinda

Membro BP do CC do MPLA e Secretária geral da OMA, Luzia Inglês Van-Dúnem "Inga". (Foto: Gaspar Santos)

O acto central do dia da Mulher Angola, 02 de Março, terá lugar no Campo Multiuso da sede da província de Cabinda, em acto a ser presidido pela secretária-geral da OMA, Luzia Inglês Van-dúnem “Inga”.

Em declarações, a secretária-geral adjunta da OMA, Isabel Malunga, disse que, para além do acto político de massas, conta do programa da delegação dos membros do secretariado executivo da Organização, uma deslocação ao município de Belize, onde vai manter um encontro com as militantes.

Vão ainda visitar empreendimentos sociais e o centro ecológico de formação de mulheres sobre o fabrico de sabão e preservação do ambiente, bem como um orfanato religioso que beneficiará de uma doação de bens de primeira necessidade.

A maternidade central de Cabinda também receberá a visita da delegação da OMA chefiada por Luzia Inglês, que fará a oferta de enxovais aos bebês que nascerem nas primeiras horas do dia 02 de Março.

Entretanto, sábado, foi aberta a Jornada Março-Mulher que decorrerá até 30 de Março sob o lema “Mulheres unidas no voto certo”.

Esta data converte-se, todos os anos, numa verdadeira jornada político-patriótica de reflexão sobre o respeito pelos direitos da mulher e a necessidade da sua participação, cada vez mais activa, no processo de desenvolvimento de Angola.

O dia 02 de Março constitui um momento de reflexão sobre os exemplos de heroísmo protagonizados por Deolinda Rodrigues, Engrácia dos Santos, Irene Cohen, Lucrécia Paím, Teresa Afonso, e outras anônimas que continuam a inspirar a OMA na sua tarefa de educação e de mobilização das mulheres para a realização dos ideais do MPLA.

A comemoração desta data ocorre numa altura em que o país se prepara para a realização das eleições gerais, onde as mulheres devem ter uma participação activa, tendo em conta o peso que têm no universo eleitoral. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA