Zaire: Reforçada capacidade de distribuição de água para cidade do Soyo

Luís Filipe da Silva, Secretário de Estado das Águas (Foto: Lino Guimarães)

O secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva, anunciou terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, a reabilitação e ampliação nos próximos dias das estações de captação e tratamento de água potável da circunscrição.

Em declarações à imprensa, o responsável admitiu que os actuais 300 metros cúbicos/hora são insuficientes para atender a demanda devido ao crescimento populacional da cidade do Soyo, nos últimos anos.

Explicou que o projecto prevê adoptar à estação local com uma capacidade de cerca de 1.400 metros cúbicos, correspondendo a um milhão e 400 litros de água tratada por hora.

De acordo com o secretário do estado, o projecto contempla também a construção de novos reservatórios ao nível do sistema de tratamento e distribuição de água potável.

“Para além do aumento da capacidade do sistema de captação, vamos erguer também tanques de maior capacidade de armazenamento de água potável”, referiu.

Com este projecto, disse, serão construídas mais de 2.000 novas ligações domiciliares em todos os bairros do município.

Informou que a componente financeira está assegurada através do crédito ligado ao título de dívidas da responsabilidade do Ministério das Finanças.

Actualmente, o centro de captação e distribuição de água do Soyo com avaria de uma das bombas está a fornecer 150 metros cúbicos de água, contra os 300 anteriores.

A estação possui dois tanques de armazenamento com capacidade de mil e 60 metros cúbicos de água cada. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA