Ministério acredita adidos de Defesa

Adido de Defesa do Reino de Espanha em Angola, coronel José Manuel Estévez Payeras (Foto: Cedida a Angop)

O ministério da Defesa Nacional procedeu hoje, quarta-feira, em Luanda, à acreditação dos adidos de Defesa do Reino de Espanha, coronel José Manuel Estévez Payeras, e da Coreia do Sul, capitão de mar-e-guerra Kim Jung Hum, ambos com estatuto de não residentes.

Decorridas no Comando do Exército, as cerimónias foram orientadas pelo director de Relações Internacionais do Ministério da Defesa Nacional, general José Luís Caetano Higino de Sousa.

Este responsável destacou que a presença dos adidos de Defesa junto das suas embaixadas na República de Angola visam elevar, cada vez mais, a capacidade da cooperação no domínio militar, rumo ao desenvolvimento.

No caso do Reino de Espanha o general José Caetano de Sousa sublinhou que a cooperação com Angola aguarda por um formato a nível da formação de efectivos angolanos neste país, que deverá ser implementado no próximo ano.

Quanto às relações de cooperação com a Coreia do Sul na área da Defesa, referiu que se pautam por dias melhores, a julgar pelo desenvolvimento industrial, tecnológico e financeiro deste país, no interesse das Forças Armadas Angolanas e do Ministério da Defesa Nacional.

Por seu lado, o coronel José Estévez Payeras precisou que Angola e Espanha mantêm uma relação de cooperação em paralelo, estreitando-as cada vez mais e manifestou a intenção de trabalhar no aprofundamento das excelentes relações bilaterais.

Já o capitão de mar-e-guerra Kim Jung Hum ressaltou que as relações no domínio militar conhecerão dias melhores com a visita, neste mês, à Coreia do Sul do ministro angolano da Defesa, João Gonçalves Lourenço, “passo importante” nas relações de amizade e cooperação, considerou.

O adido militar sul-coreano anunciou também, para breve, a assinatura de um memorando de entendimento entre as duas partes (Angola/Coreia do Sul) no domínio da defesa e de ambas as Forças Armadas.

Dados biográficos:

O coronel José Manuel Estévez Payeras, nasceu em 1962, em Palma de Maiorca. Na sua formação militar destacam-se os cursos de pára-quedismo, mergulhador elementar e de combate, operações anfíbias em guerra naval, anti-terrorismo e narcotráficos.

Na sua carreira exerceu já alguns cargos dentre eles de ajudante de campo do Rei de Espanha, no Comité Permanente Hispano-norte-americano, na OTAN e na divisão de Planos do EMA.

O capitão de mar-e-guerra Kim Jung Hum nasceu a 20 de Novembro de 1968. Frequentou vários cursos, com realce para os de academia naval, de estado maior de defesa, e fez o mestrado em gestão de recursos humanos, na universidade de Kyungnam, Coreia do Sul.

Dentre as funções exercidas constam as de oficial executivo, chefe administrativo de comando de operações navais, oficial comandante, oficial de controlo em formação conjunta aérea e oficial de planeamento em área de exercícios. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA