Mais de 500 cidadãos com resultado positivo de HIV/Sida no Kilamba Kiaxi

(DR)

Quinhentos e 37 cidadãos tiveram resultado positivo no teste de HIV/Sida, no município do Kilamba KIaxi, em Luanda, de Janeiro a Outubro deste ano, soube-se hoje da responsável local do programa de luta contra esta doença, Ana Fernandes.

Segundo a ponto focal do programa nesta circunscrição, no período em referência foram atendidos 17 mil 168 cidadãos nos centros de testagem e aconselhamento voluntário, dos quais 537 casos deram positivos.

Ana Fernandes, que falava a propósito do Dia Mundial de Luta contra o Sida, assinalado hoje (1 de Dezembro), informou que a nível do município existem sete postos de aconselhamento, testagem e tratamento a seropositivos.

Afirmou que a nível do município não existe rotura de medicamentos, nem testes, e existe cooperação entre as unidades sanitárias na cedência de fármacos.

Mostrou-se preocupada com os pacientes que desistem do tratamento, alguns por falta de recursos para custear, e referiu que uma das principais dificuldades dos técnicos é lidar com os pacientes que não aceitam a doença.

Encorajou os pacientes com Sida a aceitar a doença, pois qualquer cidadão pode contrair o vírus.

Disse que o município dispõe de uma clinica móvel para aconselhamento e testagem voluntaria que presta serviços em áreas com aglomeração de pessoas de onde não existem serviços de saúde. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA