Zaire: Nzeto e Soyo beneficiam da energia da rede nacional este mês

Zaire: Governador provincial, José Joanes André (Foto: Pedro Moniz Vidal)

Os municípios do Nzeto e Soyo, província do Zaire, vão estar interligados com a rede nacional de electricidade no mês em curso (Novembro), anunciou hoje, terça-feira, em Mbanza Congo, o governador, José Joanes André.

Joanes André precisou que a ligação para o Nzeto acontecerá a 11 de Novembro, por ocasião do 41º aniversário da proclamação da independência nacional.

No dia 23 do mesmo mês, segundo ainda o governador, será a vez do município do Soyo a ser interligado com o sistema energético nacional, num processo que terá continuidade até 2017, de modos a cobrir as seis circunscrições da região.

“Por orientação do camarada Presidente, José Eduardo dos Santos, a ligação da energia eléctrica à rede nacional Catete Capari/Nzeto terá lugar às zero horas do dia 11 de Novembro de 2016 no município do Nzeto”, reforçou.

O governante explicou que a ligação será feita por uma equipa de técnicos do Ministério da Energia e Águas na hora prevista, antevendo que será um dia histórico e de festa para a população da província.

Avançou que, a mesma ligação será feita para os municípios de Mbanza Congo, Tomboco, Cuimba e Nóqui em 2017, tão logo seja concluída a linha de transporte de energia eléctrica que partirá da subestação do Nzeto, afecta ao projecto da central do ciclo combinado do Soyo.

“Vamos ter, em 2017, mais energia e mais água a nível dos nossos municípios”, assegurou.

A reunião abordou diversos assuntos, com destaque para o balanço da fase de actualização dos dados eleitorais na região e ao início da fase de registo presencial de novos eleitores. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA