Vice-presidente da República dialoga com responsável da UNESCO

Vice Presidente da República, Manuel Domingos Vicente (Foto: Francisco Miudo)

O vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, conversou hoje, em Luanda, com o representante da UNESCO e chefe da Unidade África no Centro do Património Mundial, Edmund Moukala, sobre a inscrição do antigo Reino do Kongo na lista do Património Mundial.

Em declarações à imprensa, à saída do encontro, Edmund Moukala disse ter reportado ao vice-presidente da República, o ponto da situação à volta da III Mesa Redonda Internacional sobre Mbanza Kongo, realizada nesta capital da província angolana do Zaire de segunda-feira a terça-feira.

Acrescentou que a audiência serviu para expressar ao dirigente angolano, o apoio dos especialistas que participaram no evento, no sentido de ajudar o Ministério da Cultura a inscrever o antigo Reino do Kongo na lista do Património Mundial, tendo em conta o seu valor histórico-cultural.

Frisou que a concretização desta intenção, cujo processo foi remetido em Janeiro de 2016, não só interessa a Angola, mas também aos países que fazem parte da mesma região, nomeadamente o Congo, o Congo Democrático e o Gabão.

Neste quadro, salientou que os quatro países têm trabalhado juntos, nos últimos meses, para a materialização do projecto, susceptível de alicerçar a construção de uma dinâmica de integração sub-regional, tanto do ponto de vista patrimonial, como económico e cultural.

Neste sentido, Edmund Moukala realçou a mobilização feita em torno da III Mesa Redonda Internacional, evidenciada pelos debates à volta do tema entre os peritos que participaram no evento, cujo processo da inscrição termina em Junho de 2017.

O projecto de inscrição do antigo Reino do Kongo no Património Mundial, que termina em Junho de 2017, foi lançado em 2007, na cidade de Mbanza Kongo, durante a realização da II Mesa Redonda Internacional sobre a matéria. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA