Sonangol E.P inaugura Centro no Luena

Logotipo da Sonangol (Foto: Pedro Parente)

A Sonangol E.P. inaugura nesta quinta-feira, na cidade do Luena, província do Moxico, o Centro de Formação Feminina Galica, construído com financiamento da Sonangol e seus parceiros no Bloco 17, nomeadamente a Total, BP, ESSO e Statoil.

Segundo um comunicado de imprensa da empresa, chegado à Angop, o Centro é um projecto alargado, constituído por uma escola e uma casa de apoio.

A Escola do I e II Nível do Ensino Primário Delfim Edgar da Silva, com capacidade para 720 alunas, (3 turnos), tem 6 salas de aulas (ensino geral), 2 de artes e ofícios (ensino profissional), biblioteca, e auditório.

A Casa de Apoio Irmã Avelina servirá como residência para as responsáveis pelo funcionamento do Centro.

Desta forma, o Centro Galica tem uma vocação para o ensino geral e profissional nas áreas de Corte e Costura, Decoração e Informática.

Visa contribuir para a formação de adolescentes oriundas das comunidades do Cazombo, Luau, Calunda e Lumbala N’guimbo, todas da província do Moxico.

No mesmo dia, e também inserido no Centro Galica, far-se-á o lançamento da 1ª pedra para a construção de outro projecto de grande relevo social, o Internato Santa Isabel.

Este Internato terá capacidade para acolher 60 alunas, dispondo de todas infra-estruturas necessárias, tal como refeitório, cozinha, despensa, casas de banho comunitárias.

A entrada em funcionamento da obra a inaugurar vai contribuir para a dinamização económica e social da zona, através da criação local, de vários postos de trabalho.

Com este investimento, a Sonangol acredita estar a promover uma das mais relevantes causas sociais do país, a educação, assumindo assim o seu papel como agente incontornável da economia nacional.

A criação de polos de ensino estruturados e equipados, que servem as necessidades de províncias chave, contribui para o desenvolvimento e preparação de dezenas de meninas e assim para a construção de uma geração de mulheres mais preparadas e capazes de enfrentar os desafios do país.

Prevê-se que participem da cerimónia o governador provincial do Moxico, João Ernesto dos Santos “Liberdade”, a Presidente do Conselho de Administração da Sonangol E.P., Isabel dos Santos, e o Director Geral da Total E&P Angola, Laurent Maurel.

Deverão estar também presentes administradores e directores Corporativos da Sonangol E.P., e representantes das demais empresas que integram o grupo empreiteiro do Bloco 17, para além de outros distintos convidados.

Apesar das grandes dificuldades que enfrentam, como consequência da drástica redução do preço do petróleo no mercado internacional, a Sonangol E.P. e os seus parceiros continuam comprometidos com a realização de acções de âmbito social, particularmente em áreas tão relevantes como a Educação e a Saúde. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA