Refugiados yazidis podem rumar a Portugal

(RTP)

Há 600 refugiados yazidis em campos da Grécia muitos deles podem vir para Portugal. Os eurodeputados que estão a tentar trazer refugiados yazidis para o nosso país vão pedir à comissão europeia que reconheça que os yazidis foram vítimas de genocídio para que possam ser discriminados positivamente e assim possam vir para Portugal à margem das regras do programa europeu de recolocação de refugiados.

O processo administrativo para a recolocação não permite que os estados membros escolham quem querem receber mas os eurodeputados socialistas Ana Gomes e Josef Weindenholzer vão pedir esse reconhecimento especial dos yazidis para ultrapassar as barreiras administrativas.

O repórter da Antena1 Felipe Santa Bárbara acompanhou no fim de semana uma visita destes eurodeputados a campos de refugiados yazidis, na Grécia, e fez reportagem.

Seiscentos yazidis que estão em dois campos de refugiados da Grécia já foram registados e ainda não foram colocados em qualquer país da União Europeia ao abrigo do programa de recolocação de refugiados. (RTP)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA