Putin e Trump já conversaram e acordaram cooperação incluindo na luta ao terrorismo

(Euronews)

O Presidente da Rússia e o Presidente eleito dos Estados Unidos tiveram esta segunda-feira a primeira conversa desde as eleições norte-americanas da semana passada.

Depois das felicitações endereçadas por escrito, Vladimir Putin e Donald Trump tiveram agora o primeiro diálogo através de um telefonema revelado pelo Kremlin. Os dois “não só acordaram no estado absolutamente insatisfatório das relações bilaterais como também expressaram apoio a esforços conjuntos para normalizar as relações e desenvolver uma cooperação construtiva.”

“A importância de criar uma base sólida para laços bilaterais foi sublinhada, em particular no desenvolvimento do comércio e da componente económica”, adiantou o Kremlin, sublinhando o facto de no próximo se celebrarem “os 210 anos desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre a Rússia e os Estados Unidos.”

Essa data, “só por si deve encorajar a uma cooperação pragmática e mutuamente benéfica, no interesse de ambos os países assim como da estabilidade e segurança globais”, resume o Governo russo.

Putin e Trump vão manter-se, para já, em contacto telefónico e procurar uma data para a realização de um encontro, refere ainda o comunicado.

Donald Trump foi eleito a oito de novembro e tem previsto assumir o cargo de Presidente dos Estados Unidos a 20 de janeiro, sucedendo a Barack Obama, o qual manteve uma relação algo tensa com Putin em especial devido à intervenção da Rússia na Ucrânia e na Síria. (Euronews)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA