Cuando Cubango: Menongue acolhe acto central do Dia do Idoso

Gonçalves Muandumba - Ministro da Assistência e Reinserção Social (Foto: Francisco Miúdo)

A cidade de Menongue, sede capital do Cuando Cubango, acolhe, esta quarta-feira (30 de Novembro), o acto Central do Dia do Idoso, a ser presidido pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, Manuel Gonçalves Muandumba.

O ministro, que se encontra a trabalhar desde hoje, segunda-feira, em Menongue, esclareceu que o objectivo da presença da delegação que encabeça é para participar das celebrações do acto central do dia dedicado à pessoa idosa.

Segundo referiu, o Executivo escolher a histórica e heiróica província do Cuando Cubango para albergar o acto central dedicado à pessoa idosa, aos mais-velhos, às mães-velhas de todo o país.

Lembrou que, no dia 20 do corrente o ministério, em função da efeméride, lançou, a nível do país, as jornadas em homenagem aos idosos do país tendo em conta a sua contribuição dada à defesa de Angola, desde à reconstrução e à construção que estão sendo empreendidas pelo governo.

“Os mais-velhos deram a sua contribuição, desde os primórdios da Luta de Libertação Nacional. Escolhemos o Cuando Cubango porque é uma referência na resistência, na participação dos mais-velhos na defesa do território, na luta pela conquista da independência”, destacou.

Para o ministro, no Cuando Cubango se podem encontrar conjugadas todas vontades, interesses de interacção, reconhecendo que destes interesses constam hoje idosos mas que no passado foram jovens que deram o melhor de sim em defesa da pátria angolana.

De acordo com o responsável, é assim que esta efeméride acontece naquela província do país no sentido de conviver-se com a experiência, apelando aos jovens pela sabedoria, papel que os idosos transmitem a juventude, para quem o Cuando Cubango merece este reconhecimento.

Por outro lado, deu a conhecer que a delegação que encabeça veio radiografar o sector que dirige, uma vez que, apesar do momento da crise financeira e económica vividas, o governo local está empenhado no cumprimento do programa do desenvolvimento da província, onde assistência e reinserção social joga um papel importante.

O ministro informou que a análise do sector visa, essencialmente, partilhar as reais dificuldades vividas localmente no sentido de contribuir para que a assistência dos grupos vulneráveis que o ministério atende, desde os idosos, deficientes, a criança, os ex-militares.

Recordou, igualmente, que o sector desempenha uma grande tarefa na área de desminagem, pelo que é uma situação que merecerá atenção uma vez que na delegação fazem parte membros “chaves” para o efeito.

Defendeu ser necessário continuar uma atenção devida e com responsáveis afins na área de desminagem, tendo em conta a estratégia do Executivo virada para a diversificação da economia, onde a agricultura tem de ser desenvolvida, mas em campos livres de minas.

Para além do acto central da efeméride, a cerimónia terá um almoço de confraternização com os idosos locais. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA