Parlamento britânico vai votar contra Brexit e pedir outro referendo

(Reuters/Stefan Wermuth)

Parlamentares de todos os partidos vão pedir uma nova votação durante as negociações de saída do Reino Unido da UE.

Os membros do Parlamento britânico tencionam votar contra o Brexit e pedir um segundo referendo sobre os termos da saída do Reino Unido da União Europeia.

Segundo a BBC, parlamentares de todos os partidos tencionam votar contra o uso do Artigo 50 do Tratado de Lisboa para dar início ao Brexit.

“O Artigo 50 não vai prosseguir a menos que haja um referendo sobre os termos da saída e se os britânicos não forem respeitados, sim, é uma linha vermelha e votaremos contra o Governo”, disse à BBC Radio Tim Farron, líder dos liberais democratas.

Isto depois de o Tribunal Superior de Justiça de Londres ter decretado que o Governo não pode arrancar com o processo de saída do Reino Unido da União Europeia sem consultar o Parlamento britânico.

Theresa May tencionava dar início ao Brexit o mais rapidamente possível accionando unilateralmente o Artigo 50 do Tratado de Lisboa para abandonar a União Europeia sem passar pelo aval dos deputados, mas não foi autorizada a fazê-lo.

Os juizes argumentam que se o Reino Unido aderiu à União Europeia por decisão do Parlamento, só o mesmo pode decidir sobre a saída.

A primeira-ministra tinha prometido accionar o artigo 50 até março do próximo ano, data que marcaria o início de um período de dois anos até à saída do bloco europeu, mas não poderá fazê-lo sem aprovação do Parlamento. (Noticias ao Minuto)

por Carolina Rico

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA