Ozonoterapia, uma solução para hérnias discais

(CCC)

Pode ser uma alternativa à cirurgia tradicional e uma solução terapêutica para algumas doenças da coluna, resolvendo sintomas e efeitos. Chama-se Ozonoterapia e tem efeito em algumas hérnias discais.

Dor é o principal sintoma, mas pode ir mais longe, dependendo da localização da hérnia (cervical ou lombar) e pode chegar a situações extremas de falta de sensibilidade nos braços ou pernas ou mesmo paralisia de um membro. A culpa está nas “almofadas” ou discos intervertebrais que estão dispostos entre cada par de vértebras. Quando este núcleo polposo começa a desintegrar-se e o anel fibroso que o rodeia apresenta pequenas fendas estão criadas as condições necessárias para que a hérnia surja, uma situação que pode ocorrer na zona lombar ou na área cervical.

O ozono é uma solução terapêutica que pode ser indicada para resolver os sintomas e efeitos das hérnias discais e o tratamento, em uma ou mais sessões, tem-se revelado como uma abordagem eficaz e uma alternativa à cirurgia tradicional. De entre as várias indicações terapêuticas é ao nível da coluna que a atuação do ozono tem revelado resultados, nomeadamente como solução para hérnias discais. A avaliação terá de ser feita em consulta, por médico especialista e, consoante o caso e a situação, poderá sugerir o recurso à ozonoterapia ou mesmo outro tipo de alternativa terapêutica que se adeque à situação específica, como a radiofrequência, optando-se por seguir uma intervenção minimamente invasiva.

Este processo terapêutico define-se como uma técnica minimamente invasiva e tem um efeito de anti-inflamatório. Não necessita de anestesia geral, não tem contraindicações, nem efeitos adversos. O ozono entra no organismo por uma injeção e a localização exata da aplicação é feita com a ajuda da imagiologia.

A Ozonoterapia também pode ser uma opção para o alívio de processos inflamatórios relacionados com a artrose (do joelho e na articulação coxa-femural), tendinites do ombro e cotovelo, entre outros, mas é nas hérnias discais (lombar e cervical) que tem dado melhores resultados. (Centro Cirúrgico de Coimbra)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA