ONU: Ban Ki-moon afasta Comandante das forças de paz no Sudão do Sul

(Euronews)

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ordenou o afastamento do Comandante das forças de paz das Nações Unidas no Sudão do Sul, o general queniano Johnson Mogoa Kimani Ondieki.

A medida surge na sequência de um relatório, revelado, esta terça-feira, que diz que os capacetes azuis não responderam adequadamente quando, em julho, em Juba, começaram os combates entre as forças do presidente Salva Kiir e soldados do rival Riek Machar.

“A Investigação especial constatou que a UNMISS não respondeu eficazmente à violência, devido a uma falta geral de liderança, preparação e integração entre os vários componentes da missão,” revelou o porta-voz do Secretário Geral das Nações Unidas, Stephane Dujarric

As forças das Nações Unidas não responderam a um ataque de tropas governamentais contra civis que se encontravam num hotel da capital, Juba, quando havia uma unidade da ONU a aproximadamente 1 quilómetro.

Durante o ataque, civis foram assassinados, sujeitos a violência sexual e atos de tortura perpetrados por soldados do governo. (Euronews)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA