Obama envia recados a Trump na Grécia

Barack Obama (Euronews)

Barack Obama aproveitou a estância no berço da democracia para defender as virtudes do sistema político da América. O presidente cessante dos Estados Unidos visitou a acrópole de Atenas antes de discursar no Centro Cultural Stavros Niarchos. Para Obama não se deve olhar para o passado para encontrar soluções para os problemas atuais. No entanto, recordou a força da democracia.

“Como devem ter reparado o próximo presidente americano e eu não podíamos ser mais diferentes (…) mas a democracia americana é maior do que qualquer pessoa. Nas próximas semana a minha administração vai fazer tudo o que for possível para assegurar uma transição suave porque é assim que a democracia tem de funcionar.”

Obama deixou também uma palavra apreço e um apelo à Europa e ao mundo:

“A generosidade do povo grego para com os refugiados que deram às vossas costas inspiraram o mundo mas isso não quer dizer que tenham agora de ficar sozinhos. Só uma resposta verdadeiramente coletiva por parte da Europa e do mundo pode assegurar a estas pessoas desesperadas o apoio que necessitam.”

Este é o último périplo internacional do presidente cessante dos Estados Unidos. Obama deixou a Grécia rumo à Alemanha durante a tarde. (Euronews)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA