NYT: Obama precisa retaliar Rússia antes da chegada de Trump

(AFP 2016/ THOMAS SAMSON)

O jornal americano New York Times publicou nesta semana um editorial exortando o presidente dos EUA Barack Obama a expandir as sanções contra a Rússia por causa de seu suposto envolvimento na invasão de servidores do Partido Democrata.

A Casa Branca acusou publicamente Moscovo pelo ocorrido e alertou as autoridades russas para retaliação em caso de novos incidentes do género. Para o NYT, no entanto, isso não foi bastante.

Na opinião da redacção do jornal, a administração de Obama deve tornar públicos os dados detalhados do suposto ataque cibernético russo. O editorial propõe ainda “revelar códigos de computadores russos, divulgar dados sobre contas bancárias de funcionárias ricos do governo russo no exterior e bloquear as redes russas”.

Além disso, o NYT defende que as autoridades dos EUA devem impor sanções a todos os envolvidos no ataques hacker contra o Partido Democrata, ou ainda a militares russos responsáveis pela operação militar na Síria. O jornal destaca, que Obama pode escolher qualquer uma desta opções, mas sem iniciar uma guerra cibernética com a Rússia.

“Donald Trump é um ávido fã de Vladimir Putin e dificilmente faria isso, portanto esta tarefa deve recair sobre Obama – fazer com que o presidente russo responda [por suas ações]” – diz o artigo.

Representantes dos EUA acusaram o governo russo em diversas ocasiões pelo suposto envolvimento nos ataques hacker contra o Partido Democrata e por tentativa de interferir no sistema eleitoral americano. Nenhuma prova prova concreta, no entanto, chegou a ser apresentada por Washignton. O porta-voz oficial de Putin, Dmitry Peskov, tachou as acusações de totalmente infundadas. (Sputnik)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA