Novo golpe no WhatsApp atrai vítimas com vale-compras gratuito de supermercado

(DR)

Um novo golpe afectando usuários do WhatsApp está oferecendo um vale-compras no valor de £ 100 que pode ser gasto na rede de supermercados Sainsbury’s, do Reino Unido.

A falsa mensagem vem de um número familiar e pede que a vítima clique em um link aparentemente inofensivo.

A mensagem é enviada para a vítima por um de seus contactos, atraindo-a a clicar em um link aparentemente inofensivo para ganhar o vale gratuitamente.

(DR)
(DR)
A mensagem, que contém erros gramaticais e de ortografia, diz: “Olá, você ouviu falar sobre isso? O Sainsbury’s está distribuir vales de £ 100.”

O “presente” estaria a ser oferecido como uma promoção do supermercado em comemoração à expansão recente em seu número de lojas. É provável que a conta das pessoas que enviaram a mensagem tenha sido invadida.

O Sainsbury’s negou que a oferta esteja disponível, ressaltou que o WhatsApp não é uma plataforma usada pela empresa para se comunicar com seus clientes, e recomendou que todos que receberam a mensagem a apaguem.

O especialista em segurança da informação Leon Pinkney, director do Centro de Operações de Segurança da Redscan, aconselha os usuários a agirem com precaução ao receberem qualquer link por meio das redes sociais, acrescentando que se a oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é falsa.

Ele disse: “O uso das redes sociais é uma tática comum usada por criminosos para atrair usuários e capturar suas informações pessoais ou instalar malwares perigosos que afirmam remover ameaças inventadas.

“Golpes usando ferramentas de comunicação como o WhatsApp podem ser muito eficazes já que os usuários tendem a ser menos conscientes com sua segurança quando usam aplicativos como este. Os criminosos sabem que dispositivos como smartphones e tablets mostram menos informações sobre o remetente em suas telas, e otimizam suas mensagens para que elas sejam extremamente tentadoras.

“Todos os usuários devem pensar duas vezes e ter o devido cuidado antes de clicar em links de mensagens recebidas de desconhecidos. Se surgir alguma dúvida, uma rápida pesquisa online permitirá identificar a validade de uma oferta. Quando uma mensagem parece boa demais para ser verdade, ela geralmente é falsa!” (SNAPPA News)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA