Ministro das Relações Exteriores já em Luanda

Ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti (arq) (Foto: Francisco Miúdo)

O ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, regressou nesta quarta-feira, a Luanda, proveniente de Malabo (Guiné Equatorial), onde participou na Cimeira África-Países Árabes, realizada de 22 a 23 deste mês.

No Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, o chefe da diplomacia angolana, que representou na Cimeira o Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu cumprimentos de boas-vindas do director-geral do Protocolo de Estado, Eduardo Velasco Galiano, acompanhado de altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores.

Num breve balanço à imprensa, Georges Chikoti disse que a conferência foi uma iniciativa das duas regiões (África-Ásia), com o objectivo de promover questões económicas e como financiar projectos.

“No final da Conferência foi produzida a declaração de Malabo, em que estão definidos os objectivos principais e alguns projectos que eventualmente podem ser financiados. Como sabem, a Liga Árabe tem financiado já alguns projectos, principalmente a luta contra o paludismo”, referiu.

Sob o lema “Juntos pelo desenvolvimento sustentável e cooperação económica”, os participantes à Cimeira debateram, entre outros, temas como o Desenvolvimento Político, Terrorismo, Desenvolvimento Financeiro, Desenvolvimento Agrícola e Segurança Alimentar e Fundo de Intervenção contra as Calamidades e Imigração.

A última Cimeira África-Países Árabes teve lugar no Koweit, em 2013. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA