Ministro aposta no investimento privado para aumentar Valor Acrescentado Nacional

Abrahão Gourgel - Ministro da Economia (Foto: Clemente dos Santos)

O investimento privado no país vai aumentar o Valor Acrescentado Nacional e reforçar o crescimento do emprego, ambos essenciais para a sustentabilidade do processo de diversificação da economia, afirmou nesta terça-feira o ministro da Economia, Abrahão Gourgel.

O titular da pasta discursava no encerramento do Fórum de Investimento Angola – China, que decorreu no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

Na alocução frisou que o aumento do investimento privado induzirá de imediato a substituição de importações e, no futuro, a criação de novas
exportações, ambos factores determinantes no equilíbrio da balança de translações e na balança de pagamentos.

Disse ainda que a outra frente fundamental é a política de
promoção da diversificação das exportações, tendo em conta que permite maior disponibilização de divisas, cuja escassez é marcante na presente conjuntura, melhorando a balança cambial do país.

“A promoção de exportações exige, por seu turno, que observemos critérios ainda mais rigorosos de selectividade, visto que se trata, neste caso, da competitividade internacional dos produtos angolanos a serem exportados, quer seja para mercados internacionais ou mesmo regionais africanos”, sublinhou.

Neste contexto, considerou a via mais eficaz para impor esse tipo de selectividade, o recurso ao incentivo aos investidores estrangeiros, pela notória capacidade que estes empresários têm de identificar os projectos com maior viabilidade e também suportar os investimentos directos e as redes de comercialização externa. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA