Marine Le Pen pode ganhar presidenciais em França por causa de Trump

Marine Le Pen (Fonte: Reuters)

“Todas as sondagens de opinião dizem que a candidata [de extrema-direita] estará presente na segunda volta”, afirmou o primeiro-ministro Manuel Valls.

O primeiro-ministro francês afirmou, nesta quinta-feira, que acredita que Marine Le Pen, candidata do partido de extrema-direita Frente Nacional, possa ganhar as presidenciais de 2017 em França, impulsionada pela vitória de Donald Trump nos Estados Unidos.

“É possível”, disse Manuel Valls, numa conferência em Berlim, em resposta a uma pergunta sobre se Le Pen tem hipóteses de vencer nas eleições previstas para 7 de maio.

Todas as sondagens de opinião dizem que a candidata Marine Le Pen estará presente na segunda volta. […] Isso que dizer que o equilíbrio da vida política francesa vai mudar completamente”, prosseguiu, alertando para “o perigo que a extrema-direita representa” numa altura em que as atenções estão centradas nas primárias dos partidos de esquerda e de direita.

Manuel Valls lembrou, porém, que Donald Trump era o candidato de “um grande partido”, o Partido Republicano, “que já dominava o Congresso e vários estados norte-americanos, mas que, ainda assim, com um discurso e propostas “preocupantes”.

Em 2002, Jean-Marie Le Pen, pai da candidata da Frente Nacional, conseguiu chegar à segunda volta das presidenciais, deixando para trás o primeiro-ministro socialista Lionel Jospin, mas acabou por ser amplamente derrotado por Jacques Chirac. (Tvi24)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA