Lunda Sul: Mona Quimbundo vence analfabetismo

ISAÍAS SACAGIMA- DIRECTOR PROVINCIAL DA EDUCAÇÃO (Foto: HÉLDER DIAS)

Três aldeias da comuna de Mona Quimbundo (Saurimo), nomeadamente Muculucusso, Cassexi e Samutalala, província da Lunda Sul, foram declaradas, nesta quarta-feira, livres do analfabetismo.

A informação foi avançada pelo director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Isaías Sacagima, durante o acto de abertura do processo “território livre do analfabetismo” na província, tendo acrescentando que foram alfabetizados nessas aldeias 900 cidadãos.

Explicou que, desse leque, 300 foram inscritos em cada circunscrição.

Informou que no presente ano lectivo foram matriculados 36 mil cidadãos nos programas de Alfabetização e Aceleração Escolar, método “Sim eu Posso”, dos quais 11 mil concluíram com êxito todos os módulos.

Enalteceu o empenho e a colaboração dos parceiros sociais, nomeadamente igrejas, associações juvenis, OMA, entre outros, na erradicação do analfabetismo na província.

“O programa de alfabetização faz-se sentir a nível dos quatro municípios e sua expansão tem sido possível, graças a boa colaboração dos parceiros, visto que jogam também um papel crucial nesta nobre missão”, frisou.

Enalteceu igualmente a colaboração da comunidade Cubana que tem contribuído significativamente na dinamização e desenvolvimento do referido programa. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA