Juncker pede que Trump esclareça posições sobre comércio, clima e Otan

Juncker, presidente da Comissão Europeia, durante debate no Parlamento europeu em Estrasburgo 5/9/2016 (REUTERS/Vincent Kessler)

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu nesta quinta-feira que Donald Trump esclareça suas posições sobre temas como o comércio global, a política climática e as relações futuras com aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) após sua vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos.

Durante a campanha eleitoral, Trump, um empresário bilionário que nunca ocupou um cargo público, criticou duramente o livre-comércio, a Otan e as políticas concebidas para deter o aquecimento global, alarmando os aliados e parceiros comerciais de Washington.

“Gostaríamos de saber como as coisas vão transcorrer na política de comércio global”, disse Juncker em um evento de negócios em Berlim

“Gostaríamos de saber que intenções ele tem em relação à aliança (Otan). Precisamos saber que políticas climáticas ele pretende seguir. Isto precisa ser esclarecido nos próximos meses.”

Juncker afirmou não esperar que o pacto comercial entre os EUA e a União Europeia, actualmente em negociação, seja finalizado neste ano, como planeado anteriormente.

“O acordo comercial com os Estados Unidos, não vejo isso como algo que aconteceria nos próximos dois anos”, disse.

Ao discursar na capital alemã nesta quinta-feira, Juncker também disse que o Pacto de Estabilidade e Crescimento da UE, que estabelece regras para a redução da dívida pública e dos deficits orçamentários, tem que ser flexível.

“Flexibilidade não significa um rompimento com a estabilidade, mas uma aplicação inteligente de nosso sistema de regras comum”, afirmou. (Reuters)

por Madeline Chambers, Michael Nienaber e Andreas Rinke

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA