Huíla: Registo civil abrange 354 pessoas no Cuvango

Huíla: Pormenor da vila do Cuvango (Foto: FERNANDO JAMBA)

Trezentas e cinquenta e quatro 354 cidadãos do município do Cuvango, 356 quilómetros da cidade do Lubango, província da Huíla, beneficiaram do registo civil gratuito, de Setembro a data presente, no âmbito da massificação do processo.

A informação foi prestada hoje, segunda-feira, à Angop, no Cuvango, pelo responsável da delegação municipal da justiça e dos direitos humanos, José Ndala, quando balanceava as actividades desenvolvidas pelo sector no município, neste período.

Fez saber que, dos 354 registos feitos, 179 são de crianças menores, de cinco anos, o que demonstra a vontade dos pais em assegurar a cidadania aos filhos antes de ingressarem à escola.

O responsável pontualizou que o registo tem sido efectuado nas brigadas instaladas nas administrações comunais e de sectores, assim como na delegação municipal dos registos civis.

Frisou que o registo gratuito deve ser aproveitado por ser uma mais valia no seio da sociedades, já que muitos que antes não tinham possibilidades financeiras para o fazer, podem obtê-lo agora.

Enalteceu ainda o papel das autoridades tradicionais na sensibilização das comunidades, no sentido de aderir às brigadas de registo civil.

O Cuvango tem uma população estimada de 75 mil habitantes. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA