Huíla: Mais de nove mil cidadãos com 24 anos concluíram ensino superior na província

Licenciados do Isced/Huíla (Foto: José Krithinas)

A proporção da população com 24 anos que tem formação superior na Huíla atinge apenas um porcento dos habitantes da província, correspondendo a um universo de nove mil e 489 estudantes, segundo dados do Recenseamento Geral da População e Habitação realizado em 2014.

A informação consta de um relatório do Instituto Nacional de Estatística (INE) na província da Huíla, que refere que cinco mil e 659 são homens, representando dois porcento, enquanto três mil e 830 mulheres (1%).

O município do Lubango apresenta a maior proporção da população com ensino superior concluído, com 3%, seguido do município de Humpata com 2%, as restantes localidades apresentam proporções inferiores a 0,5%.

Os dados definitivos do Censo2014 indicam que os grupos etários denotam uma predominância significativa de raparigas fora do sistema de ensino superior.

O relatório indica que o número de alunos que concluíram o ensino superior tende aumentar, em função da abertura de instituições de ensino superior, quer estatais como privadas.

Na Huíla existem três institutos superior politécnicos privados, nomeadamente Instituto Superior Politécnico de Independente (ISPI), Instituto Superior Politécnico Tundavala (ISPT), Instituto Superior Politécnico Gregório Semedo (ISPGS) e um estatal, Instituto Superior Politécnico da Huíla.

Acolhe ainda a sede da Universidade Mandume Ya Ndemufayo e o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED).

A província da Huíla conta com uma população estimada em 2.497.422 habitantes, sendo que um 1.310.833 é representado pelo género feminino. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA