Huambo: Ucuma ganha posto de identificação civil e criminal

Posto de Emissão de Bilhete de Identidade inauguradao no Ucuma, província do Huambo. (Foto: Angop)

Um Posto de Registo Civil e Criminal foi inaugurado, segunda-feira, na sede municipal do Ucuma, a 87 quilómetros da cidade do Huambo, no quadro dos esforços do Executivo para melhorar os serviços judiciários do país.

O corte da fita do empreendimento, construído no âmbito do programa de modernização dos serviços de registo civil e de identificação do Ministério da Justiça, coube ao governador da província do Huambo, João Baptista Kussumua, no cumprimento da sua visita de trabalho desenvolvida naquela vila municipal.

Com a inauguração do posto, que comporta salas de análise e recolha de dados, área técnica, de recepção do Bilhete de Identidade e outros compartimentos administrativos, a população do Ucuma deixará de percorrer mais 60 quilómetro até ao município da Caala para obter o bilhete de identidade.

A unidade tem capacidade para emitir 80 bilhetes e 100 certidões de registo criminal por dia. A sua entrada em funcionamento vai igualmente beneficiar a população dos municípios do Longonjo e Chinjenje.

Intervindo no acto, João Baptista Kussumua apelou os munícipes a afluirem ao posto sem hesitação sempre que precisarem tratar o bilhete de identidade ou qualquer outro documento que compete a esta instituição de justiça.

Por sua vez, o conservador municipal do Ucuma, José Mário Nasso, elogiou os esforços do Governo, referindo que com a abertura do posto estão criadas as condições para melhor servir a população em termos de atribuição do direito de cidadania, assim como melhoradas as condições de trabalhos dos profissionais do sector do município.

O mesmo feito foi enaltecido pelos menores Melita Usova e José Adelino António, de 12 e 11 anos, respectivamente, os primeiros a emitirem o bilhete de identidade no posto.

Outra manifestação de alegria veio do soba Cláudio Florentino Mendes, que considerou o empreendimento como mais um fruto da paz. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA