Hoje é Dia Mundial do Não Fumador

Logotipo da Proibição do Cigarro (Foto: Divulgação)

O Dia Mundial do Não Fumador comemora-se anualmente a 17 de Novembro.

A data visa sensibilizar as populações para os factores de risco associados ao consumo de tabaco e divulgar as formas mais eficazes para deixar de fumar. É assim um dia de reflexão mas também de acção, podendo ser o dia ideal para se decidir a deixar de fumar.

Actividades como rastreios gratuitos e acções de prevenção e sensibilização dos malefícios do tabaco são alguns dos eventos organizados no Dia Nacional do Não Fumador.

Neste dia pode desafiar-se a deixar de fumar. Também pode desafiar um amigo a deixar de fumar consigo. Quem fumar menos por dia e for o primeiro a deixar de fumar ganha.

O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco.

Epidemia Global do Tabaco:

Todos os anos a “epidemia global do tabaco” mata cerca de 6 milhões de pessoas, das quais mais de 60.000 são não fumadores, que morrem devido à exposição aos efeitos nocivos do tabaco.

Até 2030 a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, se nada for feito, a epidemia irá matar mais de 8 milhões de pessoas anualmente.

O tabaco está ligado às principais causas de morte conhecidas. Ele é uma das causas principais do cancro do pulmão, da doença pulmonar obstrutiva crónica e da doença cérebro-vascular, por exemplo.

Falta de ar e tosse compulsiva são alguns dos factores que devem ser vigiados com regularidade pelos fumadores. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA