Feira da AFA promete para o ano coisa melhor

António Gomes (Minjud); Daniel Cata (Afa); Albino da Conceição (ministro) e José Luís Garrido (Afa)

A primeira edição da Feira da AFA, Academia de Futebol de Angola, baixou as cortinas, com promessa de mais. No próximo ano, os organizadores garantem coisa melhor, e se calhar, num espaço mais amplo, do que os escassos mil metros que ocupou este ano o certame, com apenas um pavilhão e áreas adjacentes da primeira escola de formação profissional de futebol de Angola.

As belíssimas instalações da AFA, ao Morro Bento, em Luanda. Uma escola de futuros profissionais do futebol em Angola. (Foto: Portal de Angola)
As belíssimas instalações da AFA, ao Morro Bento, em Luanda. Uma Academia de futuros profissionais do futebol em Angola. (Foto: Portal de Angola)

Neste exíguo espaço estiveram representadas marcas conhecidas do nosso Desporto, desde o Andebol, Basquetebol, Futebol, Golfe, Ténis de mesa e de campo, Xadrez e Desportos motorizados, colorindo uma atmosfera de movimento e lazer, nas cercanias do Morro Bento em Luanda.

O Director dos Desportos, António Gomes, o ministro Albino da Conceição e Carlos Fuxi da ENSA, em troca de opiniões. (Foto: Portal de Angola)
O Director dos Desportos, António Gomes, o ministro Albino da Conceição e Carlos Fuxi da ENSA, em troca de opiniões, na Feira da AFA. (Foto: Portal de Angola)

A Feira funcionou em recinto desportivo da AFA, Academia de Futebol de Angola, mostrando igualmente o grande investimento que presidiu a sua construção, como escola de formação integral, incluindo obviamente o futebol, onde os futuros profissionais da modalidade estão a ser preparados para sua plena integração na sociedade e num mundo globalizado onde rolam milhões de dólares.

Recordações de uma memorável visita. (Foto: Portal de Angola)
Recordações de uma memorável visita. (Foto: Portal de Angola)

O ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição não perdeu a oportunidade de ver parte da sua filosofia de trabalho, expressa nesta Feira, que mobilizou a adesão dos mais importantes players do nosso Desporto.

Imagem de um mural da AFA, com os presidentes do Porto, Pinto da Costa, e da República, José Eduardo dos Santos. (Foto: D.R.)
Imagem de um mural, com os presidentes do Porto, Pinto da Costa, e da República, José Eduardo dos Santos e um formando da AFA. (Foto: D.R.)

O seu departamento marcou presença com uma pequena tenda onde esteve exposta informação sobre o grande evento desportivo, a realizar de 09 a 19 de Dezembro do corrente, ou seja, os VII Jogos da Região 5, da União Africana em Sub-20.

O Professor Bernardo Manuel, um alto quadro em matéria de Ciências do Desporto, ao serviço do 1º de Agosto. (Foto: Portal de Angola)
O Professor Bernardo Manuel, um alto quadro em matéria de Ciências do Desporto, ao serviço do 1º de Agosto. (Foto: Portal de Angola)

Noutro lado do espaço eram visíveis os grandes cartazes do principal promotor do nosso Desporto, o presidente José Eduardo dos Santos, com várias legendas, retratando os momentos marcantes das nossas manifestações desportivas.

A modesta tenda do MINJUD na Feira da AFA. (Foto: Portal de Angola)
A modesta tenda (3x3m) do MINJUD na Feira da AFA. Para o ano haverá mais espaço? (Foto: Portal de Angola)

A Galeria dos Desportos, inaugurada há três anos participou desta forma, no evento, que chamou a atenção dos clubes mais representativos da nossa praça. O Primeiro de Agosto, Campeão Nacional de Futebol, o vice-campeão Petro Atlético e o Progresso do Sambizanga, o Comité Olímpico Angolano passearam o seu charme e pujança desportiva, nos respectivos espaços, com ilustrações da sua estratégia de médio e longo prazo.

O stand da UNITEL, com o slogan, a maior equipa de Angola, adaptado ao Desporto. (Foto: Portal de Angola)
O stand da UNITEL, com o slogan, a maior equipa de Angola, adaptado ao Desporto. (Foto: Portal de Angola)

No meio da multidão emergiu uma figura de destaque do nosso Desporto, recentemente regressado de Portugal, onde se doutourou em Ciências do Desporto. Estamos a falar do professor Bernardo Manuel, Campeão africano de Atletismo, dos Jogos da África Central, realizados em 1981, em Luanda, na disciplina dos 1500 metros. Discípulo do Professor Pedro de Almeida, no velho Liceu Paulo Dias de Novais, embarca, antes da independência, para Portugal, onde, com o apoio deste, faz a formação superior.

O ministro em pose de golfe. Estará na linha dos participantes do mundial de golfe, para o ano? Vamos aguardar! (Foto: Portal de Angola)
O ministro em pose de golfe. Estará na linha dos participantes do mundial de golfe, para o ano em Luanda? Vamos aguardar! (Foto: Portal de Angola)

A prestar serviço no Clube 1º de Agosto, Bernardo Manuel veio da Escola de Atletismo do Sporting Clube de Portugal, onde absorveu muito da experiência de um grande expert da disciplina em Portugal, de seu nome Moniz Pereira, recentemente falecido. Moniz Pereira leva-o aos meandros do Partido Comunista Português, onde reforça a sua convicção política, na esquerda portuguesa.

Uma vista de olhos aos Desportos motorizados. (Foto: Portal de Angola)
Uma vista de olhos aos Desportos motorizados, presentes na AFA. (Foto: Portal de Angola)

O professor doutor Bernardo Manuel está em Luanda, vai para dois anos, tendo despertado a atenção do Clube 1º de Agosto, que o inseriu nos seus programas, destacando-se aí com as suas idéias,  permitindo à agremiação militar adquirir uma outra ousadia no capítulo desportivo.

Jovem jornalista da Semba, o repórter de todos os momentos da Rádio 5, Paulino Fernandes, captando a voz do ministro Albino da Conceição. (Foto: Portal de Angola)
Jovem jornalista da Semba, o repórter de todos os momentos da Rádio 5, Paulino Fernandes, captando a voz do ministro Albino da Conceição. (Foto: Portal de Angola)

O ministro Albino da Conceição não escapou aos olhares da Rádio 5 e convidado a exprimir-se declarou estar diante de “uma possibilidade de criação de emprego, e de riqueza”, se for divulgada futuramente, de modo  a “convencer os visitantes a dedicarem-se à actividade desportiva no geral e que à volta disso há toda uma indústria que pode trazer bons resultados”.

 

Figuras do Futebol angolano.  (Foto: Portal de Angola)
Figuras do Futebol angolano.
(Foto: Portal de Angola)

E mais disse: “a academia é uma demonstração prática do apoio aos jovens na sua formação, na sua construção como homens, futuros cidadãos de Angola ”

Por sua vez, o responsável da AFA, José Luís Garrido agradeceu a visita do ministro, que percorreu todos os espaços, “o que dá uma importância maior da feira”. Diria a terminar que “temos de ter coragem para continuar a fazê-la nos próximos anos, com os apoios necessários a uma maior aderência de empresas e pessoas”.

Equipa de Judo, em foto de família. (Foto: Portal de Angola)
Equipa de Judo, em foto de família. (Foto: Portal de Angola)

A Feira do Desporto é um evento de múltiplas funcionalidades permitindo enquadrar toda a uma indústria ligada ao ramo, desde os fabricantes de equipamentos, vestuário, calçado, estilistas de moda, Marketing e seguro desportivo e Medicina desportiva, num conjunto de interesses destinados a criar valor acrescentado ao sector.

Interior  do Pavilhão de exposições. (Foto: Portal de Angola)
Interior do Pavilhão de exposições. (Foto: Portal de Angola)

O evento ganhou projecção com a participação dos principais patrocinadores do Desporto, como a Unitel, com o slogan – a maior equipa de Angola, a Ensa, com o dístico – a estrela que protege, os bancos Millennium e BANC, num plano demonstrativo da sua adesão à causa desportiva. A marca Saudabel fez-se representar com os seus bidons de 20 litros de água de mesa, extraída do rio Bengo (Portal de Angola).

DEIXE UMA RESPOSTA