Demitiram-se mais seis administradores da CGD

Caixa Geral de Depósitos. (Reuters)

Renúncia ao cargo de seis vogais do conselho de administração, a par de António Domingues, foi comunicada esta segunda-feira à CMVM

A Caixa Geral de Depósitos comunicou esta segunda-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a renúncia ao cargo do seu presidente, António Domingues, bem como de seis vogais do conselho de administração.

“A Caixa Geral de Depósitos, S.A. informa que o Senhor Dr. António Domingues renunciou ao cargo de Presidente do Conselho de Administração. Mais informa que apresentaram igualmente a renúncia aos cargos de vogais do Conselho de Administração os Senhores Dr. Emídio José Bebiano e Moura da Costa Pinheiro, Dr. Henrique Cabral de Noronha e Menezes, Dr. Paulo Jorge Gonçalves Pereira Rodrigues da Silva, Dr. Pedro Lopo de Carvalho Norton de Matos, Dr. Angel Corcóstegui Guraya e Dr. Herbert Walter”, refere a nota enviada hoje ao regulador do mercado.

António Domingues apresentou a demissão – que considerou logo irreversível – na passada sexta-feira, um dia depois de ter sido aprovada na Assembleia da República uma alteração ao Orçamento do Estado que obriga os gestores da CGD a apresentarem a declaração de rendimentos e património ao Tribunal Constitucional. ao que a TVI apurou, foi precisamente essa a razão da demissão. A TVI sabe que o gestor não chegou a contestar a notificação do Palácio Ratton.

A equipa de António Domingues tomou posse a 24 de agosto, uma semana antes do fim do prazo acordado com a anterior administração. Na ocasião, e por determinação do Banco Central Europeu, ficou definido que António Domingues não poderia acumular os cargos de presidente do conselho de administração e de presidente executivo- indefinidamente – e que o número de administradores tinha de cair para 11, em vez dos 19 propostos.

A CGD teve prejuízos de 205,2 milhões de euros no primeiro semestre, o que compara com o lucro de 47,1 milhões de euros no mesmo período do ano passado. (Tvi24)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA