Cuando Cubango: Estudantes terão gabinete de apoio

Cuando Cubango: Daniel Pires Capingana - Decano do Instituto Superior de Ciências de Saúde (Foto: Armando Morais)

O Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA-CC), afecto à Universidade Cuito Cuanavale, na província do Cuando Cubango, prevê criar, no próximo ano lectivo (2017), um gabinete de apoio psicológico a estudantes, visando melhorar o seu comportamento académico.

A intenção foi manifestada nesta quarta-feira, pelo decano da ISCISA-CC para Área de Enfermagem, Daniel Pires Capingana, quando intervinha no acto de abertura das Primeiras Jornadas Científicas de Saúde do Cuando Cubango, numa promoção da referida universidade e com duração de dois dias.

Segundo o docente, o objectivo é permitir uma percepção profunda dos principais problemas que estão na base de comportamento não sociáveis no meio académico.

Estes problemas, esclareceu o docente, estão relacionados à falsificação (…), ao desinteresse pelo intercâmbio, à não participação nas actividades pedagógicas, científicas e culturais desenvolvidas pela unidade orgânica.

Fez saber que no próximo ano lectivo (2017) a direcção irá implementar também o referido departamento, sem prejuízo do programa de formação vigente.

Disse ser necessário a existência de dirigentes, docentes, estudantes fortes para a introdução destas mudanças, porquanto serão eles a trabalhar nas distintas unidades sanitárias da província do Cuando Cubango.

Informou que neste ano lectivo estão a frequentar o curso de enfermagem 280 estudantes, do 1º ao 5º ano, sendo que dos estudantes mencionados 45,9 porcento é do sexo masculino e 54,1 porcento do sexo feminino, assegurados por 21 docentes, sendo 42,9 porcento do sexo masculino e 57,1 porcento do sexo feminino. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA