Coreia do Sul diz que Trump se comprometeu com defesa sul-coreana

Presidente Park Geun-hye (quotesgram.com)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, se comprometeu a defender a Coreia do Sul sob uma existente aliança de segurança durante telefonema nesta quinta-feira com a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, informou o gabinete da líder do país asiático.

Trump disse durante a campanha eleitoral que deseja retirar militares norte-americanos da Coreia do Sul a não ser que Seul arque com uma parcela maior do custo de envio. Há cerca de 28.500 militares norte-americanos na Coreia do Sul, em defesa conjunta contra a Coreia do Norte.

Park disse que a aliança entre os dois países cresceu à medida que enfrentaram diversos desafios nas últimas seis décadas e disse esperar que os laços se desenvolvam ainda mais.

Ela pediu a Trump para se juntar aos esforços para ajudar a minimizar a ameaça do Norte, que realizou uma série de testes balísticos e nucleares, em desafio às resoluções e sanções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Trump concordou com Park e disse: “Seremos firmes e fortes no que diz respeito a trabalhar com você para proteger contra a instabilidade da Coreia do Norte”, informou o gabinete da presidente sul-coreana.

O jornal oficial do partido governista da Coreia do Norte relatou nesta quinta-feira que o desejo dos EUA de que o Norte abandone seu programa de armas nucleares “é somente uma fantasia de uma era passada” e que a política de pressões e sanções falhou. (Reuters)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA