Cooperação cubana permite crescimento do ensino superior na V região académica

Huambo: Reitor da UJES, Cristovão Simões (Foto: Júlio Vilinga)

O reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Cristóvão Simões, reconheceu segunda-feira, na cidade do Huambo, que a cooperação Angola/Cuba está a permitir o crescimento considerável do número de licenciados em várias especialidades, na V região académica do país.

Falando durante o encontro que manteve com a delegação do Departamento Político Partidarista do Sistema Empresarial das Forças Armadas Revolucionários de Cuba, Cristóvão Simões informou que, desde a sua criação, a UJES já formou dois mil e 177 licenciados, como resultado da cooperação.

“Temos uma cooperação muito bem estruturada e com vários eixos de trabalho que mobilizando peritos dos dois lados, sobretudo cubanos, ajudam a melhorar o ensino superior na V região académica ”, enfatizou.

O responsável ressaltou que a UJES tem matriculado, em várias especialidades, 12 mil e 462 estudantes no Huambo, Bié e Moxico, em 30 cursos de licenciaturas, sendo que 50 por cento dos docentes são cubanos.

Cristóvão Simões deu a conhecer que há intenção de abrir centros de pesquisas, que vão ajudar a transferir competências aos professores e treinar estudantes para actuarem directamente nas comunidades, de modo que o ensino superior tenha resultados palpáveis na vida social e económica da população. (Angop)

DEIXE UMA RESPOSTA