Conferência Anual e Assembleia-Geral da APA acontece em Luanda

Edifício da justiça (Foto: Henri Celso)

Angola vai albergar, de 16 a 19 de Novembro, a XI Conferência Anual e Assembleia-Geral de Membros da Associação dos Procuradores de África (APA), sob o lema: Procuradores de África Unidos no Combate à Corrupção e ao Crime Transnacional.

Uma nota de imprensa da Procuradoria-Geral da República (PGR) informa que o evento, a decorrer no Palácio da Justiça, em Luanda, vai versar O combate à corrupção: prevenção e educação; Combate à corrupção. Investigação e acusação; O combate à corrupção: cooperação internacional; A investigação e acusação nos crimes transnacionais organizados. Lições apreendidas.

Vai também ser abordado O combate ao crime transnacional: especificidades para processar crimes especializados: financiamento a terrorismo, branqueamento de capitais e crimes cibernéticos; Mecanismos efectivos de combate ao branqueamento de capitais. Investigação e acusação; Branqueamento de capitais, extorsão e o rastreamento de financiamento de actos terroristas.

Estratégias para o sucesso da acusação dos crimes informáticos é outro assunto de discussão, assim como vai ter lugar um Workshop sobre apreensão e confiscos de bens provenientes de crimes. Assistência mútua legal apreensão e confiscos, além da relização da Assembleia-Geral de membros da APA.

Os oradores serão, entre outras, personalidades do Pnud, Uganda, Botswana,Namíbia, Rwanda, Guiné-Bissau, Zâmbia, União Africana, Cabo Verde, Guiné Conacry, África do Sul, Tanzânia, Nigéria.

De acordo com o programa, o discurso de encerramento será pronunciado pelo procurador-geral da República de Angola, João Maria de Sousa. (Angop)